Europa de Trem

Passaportes e passagens de trens

Para aqueles que, como nós, não querem perder um minuto sequer da viagem, e aproveitar que está no velho continente para conhecer todos os países quanto se é possível, aí vai uma dica: Eurail Pass é uma ótima opção. 

Existem passes de 1 país, de 4 países ou de 28 países, e eles te permitem viajar por um período determinado, ideal pra quem quer conhecer bem um determinado país e conhecer várias cidades que são próximas num mesmo dia, ou até fazer um bate e volta praquela cidade que não pode faltar de jeito nenhum.

Por exemplo, no nosso caso, pegamos um passe de 4 países com 10 dias de viagem com validade de 2 meses, ou seja, dentro desses 2 meses, tínhamos 10 dias de viagem, não necessariamente contínuos. Então ficamos 1 mês na Europa e tínhamos 10 dias de viagem para rodar por 4 países diferentes. 

Além de trem, o passe da direito a outros meios de transporte, como por exemplo ônibus e balsa. Dessa vez não usamos nenhum deles, mas são passeios interessantes de se fazer.

Os trens na Europa são uma excelente maneira de viajar e apesar de muitos passageiros, no geral não é preciso fazer reserva antecipada. Algumas pessoas reservam, mas a maioria dos passageiros entra e procura um assento vago.  Se por ventura, alguém te pedir para levantar por ter reservado o seu lugar, você só precisa se levantar e achar um outro assento.

Em alguns lugares, por exemplo na Suíça, a SBB (operadora de trens do país) não realiza reservas para os trens, então você pode usar qualquer assento que você encontrar disponível.

Os trens são rápidos e se você viajar durante o dia as paisagens são lindas. Se a distância for muito longa, e você não quiser perder um dia, existem trens noturnos muito práticos também. 

Existem também os trens de alta velocidade que permitem que um trajeto longo seja feito em poucas horas, o que facilita bastante a nossa vida de viajante. 

Lembrando que viajar de trem é sempre muito mais cômodo do que uma viagem de avião, por exemplo e você não tem problema com limite de bagagem e nem tem que ficar fazendo check-in e chegando super antecipado na estação, afinal a maior parte das cidades européias têm horários bem flexíveis com trens saindo e chegando o tempo todo.

Você pode entrar direto no site da Eurail pra ver o melhor trajeto e os melhores horários pra você e eles te dão até a plataforma onde o seu trem vai sair e se reservar for mesmo necessário porque você não pode correr o risco de perder determinado trem, você também pode fazer isso pelo site. 

Sobre esse bilhete que nós falamos, ele pode ser comprado direto pelo site ou com algumas operadoras aqui no Brasil e você só precisa se preocupar em antes de fazer a primeira viagem de ir até a central da operadora de trem local do país (geralmente na própria estação de onde você vai sair) e ativar o seu passe. Fora isso, é tudo muito pratico e fácil. 


Bem, acho que para a primeira postagem é isso. Espero que aproveitem as dicas e se alguma coisa não ficou muito clara ou ficou alguma duvida, é só deixar um comentário pra gente.

Beijos,
Amanda e Ananda
@mochilandosemmochila

Comentários