Marinheiros de Primeira Viagem


Você que está preparando uma viagem para o exterior, seja a passeio, estudo ou trabalho, seguem algumas dicas para fazer tudo o mais organizado possível:


 1. Verifique a validade do seu passaporte. Se seu passaporte for vencer em menos de 6 meses, é necessário que você emita outro. Se estiver válido. Uma preocupação a menos. Agora, caso você precise um novo ou fazer o seu primeiro passaporte, faça-o com antecedência para evitar filas e dores de cabeça. Através do site da Polícia Federal você consegue ter todas as informações necessárias e já fazer o agendamento e emitir o boleto para pagamento da taxa de emissão do passaporte.

2. Para a compra de passagens, nunca deixe para a última hora. Compre sempre com antecedência. Existem alguns sites, aonde você pode pesquisar os valores. Mas às vezes vale só como pesquisa, pois como são sites intermediários, eles cobram  uma taxa além das taxas “padrões”. É sempre bom pesquisar em vários sites, e verificar o mais em conta. Seguem algumas dicas de sites: DecolarEdestinosSubmarino ViagensCVC.

3.  Para acomodação. Existem vários sites também, aonde você pode pesquisar. Se você quer uma acomodação barata, recomendo que olhe hostels e albergues, mas também existem hotéis com um preço camarada. Seguem algumas opções de site para busca de acomodação bem bacanas: BookingTrip AdvisorTrivagoAlbergue da Juventude.
Esses sites são bem bacanas, mas não confie apenas no que você vê de fotografias. Para a sua escolha, baseie-se nas avaliações que outras pessoas fazem, nos comentários, e se possível verifique se o hotel tem um site próprio, se tem um telefone ou e-mail para contato.
Para acomodação também existe o Airbnb, que está fazendo bastante sucesso, aonde as pessoas alugam suas casas, ou um quarto em suas casas por um preço bem interessante. É muito legal, porque além de economizar, você também acaba conhecendo pessoas novas e fazendo amizade.
Para acomodações baratas, também há a opção de ficar em casas de família. Algumas famílias cedem suas casas para estrangeiros por um período. Isso é muito bacana, pois você tem contato direto com a cultural local, e vai estar com pessoas que só falam aquele idioma.
Para quem vai estudar, também é interessante as chamadas Residências Estudantis, pois reúnem estudantes de várias partes do mundo, e assim você conhece diversas culturas diferentes e acaba aprendendo outros idiomas. Os albergues também são interessantes por esse motivo. Geralmente, quem se hospeda são jovens e estudantes de várias nacionalidades, e eles têm, às vezes, uma área comum, com televisão ou salão de jogos, aonde os hóspedes podem confraternizar e se conhecer.

4. Para o câmbio do dinheiro, independente de qual seja a moeda do local aonde você vai, procure sempre casas de câmbio conhecidas, e pesquise entre elas e menor taxa que eles cobram. Porque cada centavo que você perder com taxa vai contar e você vai precisar lá fora. Sugestões de Casas de Câmbio: ConfidenceCotaçãoLevycamOurominas. Vocês podem entrar no site Melhor Câmbio e verificar as casas de câmbio com o menor preço, o site é atualizado diariamente junto com as cotações.
Também é muito interessante os cartões pré-pagos, nos quais você deposita um valor e pode usá-lo lá fora. Mas nunca ande somente com cartão, pois alguns lugares eles podem não aceitar. (Por exemplo: Em Roma, são pouquíssimos os lugares que eles aceitam cartão). É sempre bom ter o cartão, e ter dinheiro em espécie também.

5. Para quem for estudar, na escolha da escola, procure sempre uma escola que tenha um credenciamento. Se possível, tenha indicação, procure comentários de outros alunos. Por exemplo, no caso da Inglaterra, o site do consulado britânico tem uma lista das escolas credenciadas. Lá você pode ver as escolas, e e escolher a melhor.

6. Nunca se esqueça de fazer um bom seguro de viagem. Pesquise em empresas conhecidas, veja as coberturas e valores. Algumas sugestões de seguradoras: Porto SeguroMapfreGTA.
 Depois de tudo organizado, é só aproveitar e relaxar!

-

Dicas de Segurança:
1. Nunca deixe dinheiro ou documento no hotel, por mais que tenha cofre no quarto. Você pode trancar dentro da mala com cadeado, ou carregar sempre com você. Existe uma espécie de pochete que você coloca por dentro da roupa. Não são muito fashion e nem bonitas, mas são seguras. Se possível, providencie uma bolsa tira-colo para carregar sempre contigo junto ao corpo. Também é prático e seguro.

2. Por mais seguro que seja o local para onde você vai, nunca deixe nada sem supervisão. Mala, bolsa, carteira, celular, etc.

3. Não aceite carregar nada para estranhos e nem ficar de olho em nada para eles.

Bom, aqui foram algumas dicas baseadas nas experiências que tivemos. Esperamos que sejam bastante úteis.



Beijos,
Amanda e Ananda
@mochilandosemmochila

Comentários